Um fenómeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana. Note-se que até as ações humanas continuam sempre sujeitas às leis naturais, contudo, não são consideradas, neste sentido, fenômenos naturais, já que dependem do arbítrio ou vontade humana. ...
Pesquisar este blog
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
REINOS PROPOSTOS POR LINEU.
O naturalista, médico e professor sueco Karl von linée, cujo o nome em português é Lineu, criou um sistema de classificação e de nomenclatura, em 1735, que é usado até hoje com poucas modificaçãoes.
No sistema de Lineu, todos os seres vivos são agrupados em diferentes categorias. Ao todo são sete categorias taxonômicas. A maior e mais abrangente é o reino. Cada reino é dividido em filos, Cada filo é subdividido em classes.Cada classe é subdividida em ordens. Cada ordem é subdividida em famílias. Cada família é subdividida em gênero. Cada gênero é subdividido em espécies.
A espécie é a categoria básica. Nela encontram-se os indivíduos que são capazes de se reproduzir entre si e de produzir descendentes férteis.
Quanto maior for a semelhança entre dois seres, maior deve ser seu parentesco e, da mesma forma, esses indivíduos deverão apresentar muitas categorias taxonômicas em comum.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Inpacto Ambiental
É a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana.
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
ELETRICIDADE
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais comorelâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.
A palavra deriva do termo em neolatim "ēlectricus", que por sua vez deriva do latim clássico "electrum", "amante do âmbar", termo esse cunhado a partir do termo grego ήλεκτρον (elétrons) no ano de 1600 e traduzido para o português como âmbar. O termo remonta às primeiras observações mais atentas sobre o assunto, feitas esfregando-se pedaços de âmbar e pele.
No uso geral, a palavra "eletricidade" se refere de forma igualmente satisfatória a uma série de efeitos físicos. Em um contexto científico, no entanto, o termo é muito geral para ser empregado de forma única, e conceitos distintos contudo a ele diretamente relacionados são usualmente melhor identificados por termos ou expressões específicos.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Os 10 animais que estão entrando em extinção - 7º
01 – Tigre
Novos levantamentos
indicam que existem menos de 3,2 mil tigres na natureza. Hoje, só restam apenas
7% do habitat natural destes animais. O extermínio dos tigres também está
ligado à falta de informação. Em muitas partes da Ásia, os tigres são caçados
porque partes do seu corpo são consideradas medicinais.
02 –
Urso polar
O urso polar se tornou o
principal símbolo dos animais que perdem seu habitat natural devido ao
aquecimento global. A elevação da temperatura no Ártico é uma das principais ameaças
aos ursos, assim como os petroleiros e os derramamentos de óleo na região.
03 –
Morsa
Os mais novos animais a
entrarem para a lista dos ameaçados, as morsas também são diretamente afetadas
pelo aquecimento global. Em setembro, 200 morsas foram encontradas mortas nas
praias do Alasca. Com o derretimento das geleiras, os animais estão ficando sem
comida.
04 –
Pinguim de Magalhães
O aquecimento das correntes marítimas tem forçado os pinguins a nadarem cada vez mais longe para achar comida. Não à toa, eles têm aparecido nas praias brasileiras, muitas vezes magros demais ou muito doentes. Das 17 espécies de pinguins, 12 estão ameaçadas pelo aquecimento global.
05 –
Tartaruga-gigante
Também conhecida
tartaruga-de-couro, são um dos maiores répteis do planeta e chegam a pesar 700
quilos. Estimativas mostram que há apenas 2,3 mil fêmeas no Oceano Pacífico,
seu habitat natural. O aumento das temperaturas, a pesca e a poluição têm
ameaçado sua procriação.
06 –
Atum-azul
Um dos ingredientes principais do sushi de boa qualidade, o atum encontrado nos oceanos Atlântico e Mediterrâneo está sendo extinto por causa da pesca predatória. Uma proibição temporária da pesca desta espécie de atum ajudaria suas populações a voltar a um equilíbrio. Segundo o WWF, as pessoas em geral podem ajudar a protegê-los diminuindo seu consumo.
07 –
Gorila das montanhas
Famosos depois do filme “Nas montanhas dos gorilas”, estrelado por Sigourney Weaver, os gorilas podem deixar de existir na próxima década. Existem apenas 720 animais vivendo nas florestas da África, e outros 200 no Parque Nacional de Virunga, a maior área de preservação desta espécie. Em muitas partes da África, os gorilas são caçados porque partes do seu corpo são consideradas medicinais.
08 –
Borboleta monarca
As temperaturas extremas são a principal ameaça destas borboletas, que todo ano cruzam os Estados Unidos em busca do calor mexicano. Elas vivem em florestas de pinheiros, área cada vez mais ameaçada pelo aquecimento global e urbanização crescente.
09 –
Rinoceronte de Java
Existem apenas 60 destes
rinocerontes em seus habitat natural. Como seu chifre é usado na medicina
tradicional asiática, os rinocerontes são caçados de forma predatória. A
expansão das plantações também tem acabado com as florestas que abrigam a
espécie. O Vietnã, país que era um grande habitat dos rinocerontes, abriga
apenas 12 animais no momento.
10 –
Panda
Restam apenas 1,6 mil pandas na natureza, de acordo com o WWF. Eles vivem nas florestas da China, que estão cada vez mais ameaçadas pelo crescimento das cidades chinesas. Existe mais de 20 áreas de proteção ambiental no país para proteger estes animais. Metade dos pandas vive hoje em áreas protegidas ou em zoológicos.
terça-feira, 27 de outubro de 2015
Tipos de energias: hidrelétrica, eólica, nuclear, solar, térmica.
Conheça os diversos tipos de energia, como a energia proveniente da força da água, dos ventos, da radiação solar e queima de materiais, como carvão.
A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produA energia nuclear se produz a partir de uma reação denominada fissão, a fissão segundo o Dicionário Priberan da Língua Portuguesa, é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio,plutônio, etc.) em dois ou vários fragmentos, determinada por um bombardeamento de neutrões, e que liberta uma enorme quantidade de energia e vários neutrões. =CISÃO. E é a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os outros ocasionando o rompimento do núcleos e gerando grandes quantidades de energia.
As usinas nucleares, apesar de ser mais uma opção de gerar energia elétrica, também provocam acidentes graves no ecossistema, assim como ocorreu nas usinas de Three Miles Island, nos EUA, em 1979, e Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, pois a extração do núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provoca o câncer, além de danificar de modo incalculável o meio ambiente.
Só no Brasil existem duas usinas nucleares em funcionamento, (Angra 1 e 2), no Rio de Janeiro.
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)