Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Órgãos dos sentidos – Tato

O tato

- Definição:

O tato é um dos cinco sentidos sensoriais com os quais contamos os seres humanos e aquele que nos permite detectar, perceber, distinguir as qualidades que exibem os objetos e o meio ambiente, tais como: a temperatura, a pressão, a aspereza, a suavidade, a rugosidade, entre outros.
O sentido do tato encontra-se predominantemente em nossa pele que é onde estão a maioria dos receptores nervosos
Pele - características
A pele é composta por duas camadas primárias: camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais, estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele.
Cuidados com a pele
Alimentação, hábitos e o sol influenciam a aparência da pele. Por isso é importante cuidá-la e utilizar o filtro solar diariamente, o qual também possui ação hidratante.
- Higienização com sabonete líquido ou emulsão com demaquilante e água;
- Passar um tônico com um algodão, que é importante para equilibrar o pH da pele, preparando a pele para receber os produtos;
- Proteção com filtro solar (a partir do fator 30) de acordo com o tipo de pele.
É preciso tomar cuidado com o sol, pois a exposição excessiva pode causar manchas e provocar o envelhecimento precoce.


Sensibilidade da pele
Há sensibilidade da pele pode ser desencadeada por diversos fatores. Desde o clima até substâncias com as quais se matem contato direto. Pessoas muito alérgicas são mais propensas a ter a pele irritada com o uso de determinados produtos. 


  Visão
 visão é um dos cinco sentidos. São grandes as diferenças entre a visão dos seres humanos e dos animais. A visão dos seres humanos é complexa, pois existem algumas partes responsáveis por detectar a luz, e outras responsáveis por detectar as imagens e de interpretá-las.
Mecanismo da visão


Os raios de luz refletidos do objeto entram nos nossos olhos, atravessam as estruturas oculares - a córnea, a pupila, os humores, o cristalino – e chegam ao fundo do olho, até a retina, onde existem células sensíveis a luz. A imagem transformada em impulsos nervosos, é enviada a través do nervo óptico ao cérebro.No cérebro as informações (cor, forma, tamanho e posição) são “interpretadas” fazendo com que a imagem do objeto em foco seja vista na posição correta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário