A decomposição é um processo natural pelo qual passa os vegetais e animais após a morte. Este processo é realizado com a ajuda de fungos e bactérias (decompositores).
Através da decomposição, os nutrientes que fazem parte de um ecossistema são continuamente reciclados.
Alguns insetos como, por exemplo, o escaravelho participam da decomposição. Invertebrados (minhocas, vermes e lesmas) também auxiliam neste processo. Após a decomposição realizada por estes animais, os microorganismo podem efetuar sua parte no processo.
A decomposição é extremamente importante para o perfeito funcionamento da natureza e manutenção do equilíbrio ecológico. Através da decomposição, os nutrientes que estavam presentes no organismo morto são liberados na natureza, servindo para outros seres.
O humo (fertilizante natural) é produzido através da decomposição de material orgânico (restos animais e vegetais) e servem para deixar a terra boa para o plantio. As minhocas participam da formação do humus.
Os decompositores são seres microscópicos que se nutrem de restos de animais e vegetais mortos (matéria orgânica morta). Fungos e bactérias são muito importantes para o equilíbrio da natureza, pois destroem cadáveres e restos de animais, possibilitando o aproveitamento da matéria orgânica dos seres mortos pelos novos seres que nascem. Os resíduos eliminados por seres vivos (fezes, urina etc.) apodrecem e desaparecem rapidamente do ambiente graças à ação desses organismos. A atividade dos decompositores é fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois esta depende da contínua reciclagem de elementos químicos entre os componentes físicos e biológicos da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário